Rugby em Cadeira de Rodas
Parceria que tem dado certo!
Em 2020 a Associação Esportiva Minas Gerais Quad Rugby (MQR) se tornou clube filiado à Associação Mineira do Paradesporto.
O Minas Quad Rugby foi fundado em 2013 voltado ao Rugby em Cadeira de Rodas sendo a única instituição que desenvolve esta modalidade paralímpica em Minas Gerais.
O rugby em cadeira de rodas nasceu na década de 1970, em Winnipeg, no Canadá, e foi desenvolvido por atletas tetraplégicos.
Competem no esporte tanto homens quanto mulheres (não há divisão de gênero) com tetraplegia ou deficiências nas quais as sequelas sejam parecidas com a de um tetra. No Brasil, a modalidade é administrada pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).
A primeira vez nos Jogos Paralímpicos foi em Atlanta 1996, como esporte de demonstração. A estreia oficial ocorreu quatro anos depois, em Sydney 2000. A Seleção verde e amarela fez, no Rio 2016, sua estreia em Jogos Paralímpicos.
Os jogos ocorrem em quadras de 15m de largura por 28m de comprimento e têm 4 períodos de 8 minutos. O objetivo é passar da linha do gol com as duas rodas da cadeira e a bola nas mãos. Assim como no rugby convencional, a modalidade para cadeirantes tem muito contato físico. São quatro atletas em cada equipe, que contam ainda com 8 reservas cada.
Fonte: Site CPB.